Quem Somos

Os nossos principais objetivos são aumentar constantemente os níveis de produtividade, a capacidade de carga e a qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, procuramos adquirir equipamentos modernos e apostamos na constante manutenção e melhoria dos mesmos. Para além disso, uma das principais preocupações do TCGL passa por investir na qualificação técnica e formação profissional dos seus recursos humanos.



Visão

Ser um operador portuário de referência no mercado, proporcionando um serviço competitivo e de qualidade



Missão

Oferecer soluções de movimentação de carga competitivas à medida de cada um dos seus clientes



Valores

Inovação
Eficiência
Melhoria Contínua
Transparência

História

Quando em 2000 abriu o concurso público para a concessão do terminal de Carga Geral e Granéis no Porto de Leixões, as sete empresas, até então operadoras portuárias em Leixões, uniram-se num consórcio que veio a dar origem à TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões. Sofrena, Artur José Borges, Manicargas, Socarmar, Socarpor, Norcargas e TEN (Tráfego e Estiva do Norte) decidiram integrar a sua experiência no setor e conhecimento do mercado para formar uma única empresa, que iniciou funções a 1 de julho de 2001.

No primeiro ano de concessão o TCGL movimentou aproximadamente 2,7 milhões de toneladas. A tonelagem movimentada foi crescendo ao longo dos anos, tendo atingido em 2016 o valor de 3,5 milhões de toneladas.

Atualmente, devido a aquisições internas, a TCGL é detida apenas por quatro destas empresas: Sofrena, Manicargas, Empresa de Tráfego e Estiva e Artur José Borges. A TCGL faz ainda parte do maior grupo português a atuar no setor marítimo-portuário, o Grupo ETE – detentor dos acionistas Sofrena, Manicargas e Empresa de Tráfego e Estiva.


Sistemas de Gestão de Qualidade
ISO 9001:2015

Pelas atividades de prestação de serviços de movimentação de carga como operador portuário.

Segurança Alimentar
GTP (inclui HACCP)

Boas práticas na movimentação, armazenagem e transporte de cereais, oleaginosas e outros produtos vegetais e seus subprodutos.